Quaresma – Oração, Jejum e Caridade

Confira 15 dicas para viver bem o tempo de Quaresma

A Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã. Seu nome tem orgem do latim, que significa quadragésimo dia.

O Ciclo Pascoal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se na preparação.

Sobre os quarenta dias, o Papa Bento XVI disse que “trata-se de um número que exprime o tempo da expectativa, da purificação, do regresso ao Senhor e da consciência de que Deus é fiel às suas promessas“.

A Quaresma nos chama para um período de oração, de jejum e de caridade. Os cristãos que a aderem escolhem ter uma vida mais mortificada, isto é, com mais penitências, à escolha do praticante.

Para quem gosta de exercícios teúrgicos, cabalísticos e afins, como, por exemplo, o Sefira ha Omer, convido-o a praticar a Quaresma. Ela é intrínseca à nossa realidade, à nossa cultura, e, portanto, tende a ser verdadeiramente eficaz e salutar para o nosso processo de autoconhecimento. Além de que podemos também a considerar como uma prática teúrgica.

O primeiro passo para a prática deste exercício é escolher qual penitência você fará. Para tanto, precisamos nos ver como somos, sem filtros. Precisamos perceber as nossas faltas, os nossos defeitos. Então, podemos pedir a Deus que nos ilimine para ver a causa dessas imperfeições.

Claro que temos vários defeitso e, para tanto, precisamos escolher um deles para ser trabalhado. Somente um já basta. Se possível, associe-o a um Pecado Capital, que é a raiz desse defeito. Para quem conhece o trabalho alquímico com a Estrela Setenária, já se pode perceber por onde trabalhá-lo.

A estrela setenária - Templo dos Imaginantes

Cada Pecado Capital é associado a um Planeta e, trabalhando as virtudes das pontas opostas a este Planeta na Estrela Setenária, pode-se transmutar o Pecado Capital em específico. Por exemplo, ao Sol é associado o Orgulho. As pontas opostas ao Sol na Estrela são Saturno e Lua. As virtudes associadas a elas são a Castidade e a Humildade. Assim, trabalhando essas duas virtudes podemos transmutar o Orgulho. Podemos aproveitar o período da Quaresma para potencializar este trabalho.

Escolha um de seus defeitos. Associe-o a um dos Pecados Capitais [1]há a ideia que todo defeito tem origem em um dos Pecados Capitais, por isto a associação. Escolha uma penitência que o leve a trabalhar este defeito e mesmo a crescer em uma das virtudes opostas à ele. Tenhamos senso de realidade e pés no chão aqui! Mais vale uma penitência possível de se realizar do que uma mirabolante e difícil que você nunca fará ou desistirá nos primeiros dias.

De todo o modo, você não precisa complicar fazendo a associação com o Pecado Capital e com a Estrela Setenária. Você pode simplesmente escolher um defeito e trabalhar para reduzí-lo e aumentar a qualidade oposta correspondente.

Por exemplo, se o defeito escolhido for a preguiça e você procrastina bastante devido ao uso excessivo das redes sociais, usar menos as redes sociais é mais fácil de realizar do que não usá-las em nenhum momento neste período de quarenta dias. Durante o período que você reduziu, você pode fazer diariamente uma prática espiritual (a diligência é uma virtude oposta à preguiça). Uma prática bastante recomendada neste período, inclusive, é o Terço da Misericórdia. Se seu defeito é a Gula, comer menos coisas que você gosta e não são tão saudáveis pode ser uma penitência. Para aumentar a virtude oposta, você pode comer de modo mais saudável e equilibrado. E assim por diante…

A Penitência deve ser acompanhada da Oração e da Caridade. Peçamos a Deus que nos ajude neste processo!

Será que aqui não posso praticar mais a meditação e a oração? Não posso olhar mais para mim para trabalhar os meus defeitos? Não posso perdoar alguém? Não posso doar a alguém que precise?

Leituras espirituais e edificantes também são muitíssimo recomendadas. Escolha um livro espiritual para lê-lo na Quaresma! Não precisa ser todo de uma vez! Pode ser aos poucos, meditando sobre o que lê e vendo como pode aplicar seus ensinamentos em sua vida.

Lembre-se sempre que não precisa complicar a Quaresma com exercícios e leituras muito abstratos e difíceis. Mais vale algo simples bem feito e feito de coração do que algo muito mirabolante e complexo feito somente por fazer.

Que tenhamos uma ótima Quaresma!

Referências

Referências
1 há a ideia que todo defeito tem origem em um dos Pecados Capitais, por isto a associação

Comentários

Deixe uma resposta