Bê-a-Bá Martinista

Bê-á-bá Martinista: não entre sem ler!

O Martinismo é uma escola iniciática de misticismo cristão.

Essa definição é clássica, conhecida, mas vem sendo esquecida, dados os vários mal-entendidos que temos notados junto a alguns que manifestam o desejo de se unir a nós.

Assim, preparamos um esclarecimento a esse respeito, em forma de perguntas e respostas, a fim de clarificar em que consiste a nossa escola tradicional.

1) O Martinismo é cristão?
Sim, porque cristãos são os ensinamentos dos principais mestres da nossa corrente iniciática: Martinez de Pasqually, Jean-Baptiste Willermoz e Louis-Claude de Saint-Martin.

2) Eu preciso ser cristão para ser martinista?
Não. Aliás, há martinistas pertencentes a várias denominações religiosas e mesmo há aqueles que não pertencem a nenhuma delas.

3) Eu preciso gostar do cristianismo para ser martinista?
Não necessariamente, mas você deve saber que terá de estudar vários temas ligados ao cristianismo. O que não é permitido entre nós é ter ódio ou ressentimento pelo cristianismo ou por qualquer religião. Os Iniciados martinistas compreendem perfeitamente a profundidade desse ponto que proíbe a intolerância entre nós.

4) A filosofia do Martinismo é a mesma filosofia de alguma igreja ou denominação cristã?
Não. Aliás, o cristianismo não é uma filosofia religiosa necessariamente ligada a essa ou àquela igreja. Cristianismo não é sinônimo de catolicismo, de protestantismo ou de neopentecostalismo.

5) Mas no site de vocês não há seções para duas igrejas: ECASI e EGAL?
Sim, são igrejas irmanadas à nossa ordem, com as quais temos as melhores relações. Mas o Martinismo não se confunde com elas, nem é preciso fazer parte delas só porque se é martinista.

6) Posso ser ligado formalmente a alguma associação, instituição, ordem, fraternidade ou igreja que se coloque frontalmente contra o cristianismo?
Não. Se somos contra qualquer tipo de intolerância e sectarismo, somos igualmente contrários a quaisquer agrupamentos humanos que propaguem a intolerância e o sectarismo seja contra ao cristianismo, seja contra qualquer outra denominação religiosa.