Catecismo Gnóstico E.G.A.L./E.GRAAL 05 – Graus

GRAUS

101. O que é a Iniciação e como ela é dividida?

    A E.G.A.L. se insere na tradição da Igreja Invisível dos Iniciados e compreende a Iniciação como um processo espiritual de aceleramento da elevação da consciência às sublimes realidades eônicas. A Iniciação, entretanto, é compreendida apenas como um começo – initium. Na Iniciação, começa-se a percorrer a Senda da Iluminação. O aprendizado a respeito do fluir na corrente do Caminho, de ser Crestão (Viajor) em Cristo (Caminho), propicia a profunda e iluminadora união entre Iniciado e Caminho. Dentro dessa perspectiva, compreendemos os sacramentos da Sacrossanta Gnose como um ministério sacerdotal mágico-teúrgico por meio do qual o Logos se manifesta na vida de seus Iniciados de modo a auxiliá-los no Caminho. A Iniciação, que entendemos ocorrer em quatro fases e sete graus, ocorre a partir do centro interior de cada Iniciado (gnosis kardias) como resultado de seu próprio preparo e presteza.

    102. Os graus e fases devem ser compreendidos de maneira linear?

    Para a Tradição, são sete os Graus da Iniciação, distribuídos em Quatro Fases. A Iniciação transcorre de maneira circular, não sendo possível compreendê-la de maneira linear. Ou seja: os Sete Graus NÃO devem ser tomados como sequenciais. 

    103. O que é a Iluminação?

    A E.G.A.L. compreende a Iluminação como essencialmente místico-gnóstica. Mística, uma vez que contempla a experimentação da sintonia com as realidades superiores (aeonic-locus) e da osmose espiritual pelo contato com diferentes expressões logóicas (éons). Gnóstica, uma vez que compreende que determinado tipo raro de sabedoria pode emergir de tal experimentação. Dessa forma, preconizamos a potencialidade da experimentação místico-gnóstica fomentar o desenvolvimento da Filosofia Hermética e da Magia Divina (Teurgia) a partir da gnosis kardias. Chama-se de Zacheita é aquele que realizou o mistério prístino da Câmara Nupcial, desabrochando a gnosis kardias, manifestando a completa unificação com o Logos.

    104. Quais as associações da Fase do Aluno?

    A FASE DO ALUNO está associada ao Inverno (ao trigo que é semeado), ao negro e ao Vestíbulo do Templo. Essa é a Fase da Provação e é composta por dois Graus.

    105. Quais os graus que compõem a Fase do Aluno?

    O Primeiro Grau é chamado BORBORIANISTA. Trata-se do Aluno Secreto, representado pelos símbolos da Caverna, da Esfinge e da Criança. A festa associada é a do Nascimento (25/12). O Borborianista é aquele que se inquieta, sai do pântano e vê a Luz brilhar nas trevas. Esta Luz é o Cristo que nasce na sua mente e no seu coração. Na EGAL, os Borborianistas são os membros do Círculo Exterior dos Alunos – aqueles que estão se aproximando da Igreja, informam-se a seu respeito, assumiram a Provação do Silêncio, mas, contudo, ainda não foram recebidos na Igreja.

    O Segundo Grau é chamado CODIANISTA ou MENDIGO. Trata-se do Aluno Perfeito, representado pelo símbolo do Pórtico e das Duas Colunas ladeando o Livro Aberto. O Codianista é aquele que cresce em idade e sabedoria e sabe discutir o Mistério do Cristo e o Mistério do Reino (provação moral e intelectual). O Mistério do Reino é intelectivo – é o estudo, simbolizado pelo livro aberto. O Mistério do L-Cristo é moral, simbolizado pelas duas colunas – as duas cruzes que ladeiam a Cruz do Cristo. Esses dois Mistérios, na Tradição da E.G.A.L., devem ser alcançados pelo estudo e pela prática da primeira página do Liber IN (Os Dez Reconhecimentos). Um ponto importante é justamente o do último Reconhecimento – o derradeiro, síntese dos anteriores – que é justamente a Disciplina da Vida, o Mistério do Eon Zoe, a vivência de um valor ético na e pela Vida. A festa associada é a da Conversão com os Doutores (02/02). Na E.G.A.L., quando um Discípulo se informou suficientemente a respeito de nossa Tradição e garantiu o que chamamos de “Amizade da Sabedoria”, que é tal como um Carisma, ele tornou-se também um Aluno Perfeito, um Iniciado pronto para receber a Graça pelo Batismo do Fogo e, pela força do Espírito Santo, renascer como um Perfeito (Mestre) na Igreja do Graal. O tornar-se recipiente, aqui, relaciona-se com a pobreza de espírito e com o símbolo judaico do mendigo (Guimel e Daleth, a mão do rico e a mão do pobre, a mão que sabe dar e a mão que sabe receber). Mesmo cultivando o conhecimento, precisamos verdadeiramente nos esvaziar e cultivas esse vazio para que a Sabedoria habite conosco.

    106. Quais as associações da Fase do Discípulo?

    A FASE DO DISCÍPULO ou NEÓFITO está associada à Primavera (aos germes que brotam), ao branco e ao Templo. Essa é a Fase do Mistério do Reino e é composta por dois Graus.

    107. Quais graus compõem a Fase do Discípulo?

    O Terceiro Grau é chamado NINFIUSITA ou BANHISTA. Trata-se do Sublime Maçom Gnóstico, representado pelo rio e pelo batistério. O Ninfiusita é aquele que deve se livrar dos restos da lama para fazer resplandecer sua candura. A Festa associada é a do Batismo (25/03). Na E.G.A.L., os Ninfiusitas são os membros do Círculo Exterior dos Neófitos (“recém-plantados”), recebidos na Igreja por meio do Batismo da Água ou pela Transmissão do Pater.

    O Quarto Grau é chamado STRATIOTITA ou SOLDADO. Trata-se do Cavaleiro da Espada, representado pelos símbolos da Espada, da Pedra Angular Branca e do Templo. Cavaleiro da Espada é aquele que trabalha pela construção da nova Jerusalém. Sua festa é a da Pregação e das Lutas, a festa da Lapidação (02/05). Na E.G.A.L., esse grau é contemplado dentro da Ordem da Pomba do Paráclito, por meio do caminho da Cavalaria Alquímica e Espiritual.

    108. Quais as associações da Fase de Mestre?

    A FASE DO MESTRE ou PERFEITO está associada ao Verão (época da colheita), ao vermelho e ao Santuário.  Essa é a Fase do Mistério do Cristo e é composta por dois Graus.

    109. Quais graus compõem a Fase de Mestre?

    O Quinto Grau é chamado FIBIONISTA ou POBRE DE ESPÍRITO. Trata-se do Mestre Adepto, representado pelo símbolo da Montanha e do Candelabro de Sete Braços sobre um Cubo de Safira e Duas Oliveiras. O Fibionista é aquele em que o Cristo está por ser completamente desvelado. A festa associada é a da Transfiguração (01/07). Na E.G.A.L., são os membros do Círculo Interior dos Perfeitos, que passaram pelo Batismo do Fogo e foram feitos membros da Igreja do Graal – E.GRAAL.

    O Sexto Grau é chamado ZACHEITA. Trata-se do Mestre do Real Segredo e é o Grau mais elevado de consecução espiritual. O Irmão Iluminado é representado pelo Cenáculo, pela Real Arca, pela Mesa Sagrada e pelo Pelicano R+C. O Zacheita é Aquele que manifestou a completa unificação com Cristo. A Festa associada é a da Entrada Triunfal em Jerusalém e da Ceia (01/08).

    110. Quais as associações da Fase do Mestre Eleito?

      A FASE DO MESTRE ELEITO está associada ao Outono (época do armazenamento e da partilha), ao ouro e ao Tabernáculo.  Essa é a Fase do Mistério da Morte e é composta por um Grau dividido em Ordens Menores e Maiores.

      111. Que grau compõe a Fase do Mestre Eleito? Como ele é subdividido?

        O Sétimo Grau é chamado BARBELITA ou FILHO DO SENHOR – Ministro da Serpente de Bronze ou da Estrela. É simbolizado pelo Gólgota e pela Serpente enrolada em torno da Cruz, debaixo da Estrela Flamejante. Trata-se do iniciado que se dedicou ao sacerdócio, superou o umbral da dor e da morte e, como o Cristo, pode andar pelo reino dos mortos, voltar e ressuscitar.  A Festa associada é a da Morte e da Ressureição (25/09). O ministério sacerdotal, segundo a Ordem de Melquisedeque, é dividido em diferentes Ordens. O membro das Ordens Menores (Clérigo, Porteiro, Leitor, Acólito, Exorcista ou Subdiácono), genericamente chamado como Irmão Menor na EGAL, é chamado Arauto (Real Machado) na Tradição Gnóstica. Em relação aos Irmãos Maiores, os Diáconos são chamados Custódios do Tabernáculo, os Padres são os Veneráveis Irmãos e os Bispos são designados Grão-Mestres da Chave. Na E.G.A.L., o ápice da Hierarquia Ministerial (Hierarquia de Sacerdotes e Reis) é encontrado na figura dos Pontífices – Patriarcas Gnósticos que também velam por diferentes manifestações da Tradição Primordial.