I.N.R.I. – Sistema R+C (Parte II)

Na primeira parte de meu texto, esforcei-me para apresentar o objetivo do Sistema Rosa+Cruz I.N.R.I. e especifiquei qual é a nossa compreensão a respeito dos Veladores, dos Conhecedores e das Células. Também apontei que o nome de uma dessas células é Rosa+Cruz Oculta – D::S::S::, que ela está intimamente relacionada com o Collegium Pontificum da Igreja Gnóstica da Luz Eterna e que ela se manifestou exteriormente através da Ordem dos Irmãos Iluminados da Rosa+Cruz. Faz parte do meu planejamento abordar a Igreja Gnóstica da Luz Eterna em um momento próximo. Nessa segunda parte, contudo, gostaria de entrar em alguns pormenores do Sistema. Tenho afirmado isso em diversas situações, mas considero importante retomar esse ponto: a escolha pela exposição de alguns elementos que aqui são apresentados surge da necessidade de haver um registro aberto acerca dos nossos propósitos e organização com o intuito de que, futuramente, torne-se fácil reconhecer deturpações que, apesar de nossos esforços no sentido oposto, porventura possam surgir. Sigamos então:

Definido como um Sistema, I.N.R.I. se refere a um conjunto de elementos independentes que formam um todo organizado. Tais elementos são chamados de Câmaras Rosa+Cruzes. No Sistema, os Superiores Desconhecidos Culminados da Ordem Martinista encontram um meio pelo qual, pela via da Ordem Cabalística da Rosa+Cruz, é possível atingir a Ordem dos Irmãos Iluminados da Rosa+Cruz que, como considerado acima, é uma expressão visível da Rosa+Cruz Oculta – D::S::S::. Ainda que cada algumas destas câmaras também possa servir como pórtico de entrada para círculos ainda mais interiores, as câmaras que compõe o Sistema são apenas quatro.

O CÍRCULO DOS FILÓSOFOS DESCONHECIDOS – C.F.D. é a Primeira Câmara do Sistema I.N.R.I. e é alcançado por meio da Cerimônia de Investidura, que transmite aos Superiores Desconhecidos selecionados para tal dignidade a titulação de Martinista Culminado. A Investidura é reservada e é sempre discretamente transmitida. Por meio dela, uma eficaz ponte pode ser estabelecida entre as Tradições do Martinismo e do Iluminismo R+C. Os estudos desenvolvidos nos Conventículos, neste momento denominados Conventos do Capítulo, são importantes para o aprofundamento do Currículo Martinista e se traduzem numa oportunidade para a melhor preparação para os exames posteriores. Os irmãos dessa Câmara também se reúnem anualmente para uma importante celebração.

A ACADEMIA CABALÍSTICA DA R+C é a Segunda Câmara do Sistema I.N.R.I. e é alcançada por meio da Cerimônia de Iniciação Rosa+Cruz. A ligação da ACR+C com a Ordem fundada pelo Marquês de Guaita se dá por distintas linhagens de duas vias tradicionais e, mediante os exames tradicionais, a Academia perpetua o costume da transmissão das titulações de Bacharelado, de Licenciatura e de Doutorado em Kabbalah. Os trabalhos desenvolvidos nos rituais ordinários das Casas da ACR+C são eminentemente práticos e teúrgicos e, segundo as orientações fornecidas pelo Cavaleiro Hermético de cada Casa, os membros da Academia são submetidos a um Curso Teórico e a um Curso Operativo por meio de fascículos próprios e orientações específicas de trabalho e pesquisa. Trata-se de uma formação que exige dos Irmãos Rosacruzes um grande comprometimento e uma grande maturidade. Nesse caso, o avanço, uma vez que vinculado ao sucesso em operações específicas, é completamente proporcional ao empenho individual, sem exceções. Nessa etapa formativa, é comum que os Irmãos Rosacruzes se aproximem, de acordo com suas próprias vocações, de outras correntes e tradições rosacrucianas, como a Ordem da Rosa+Cruz do Oriente (laica), a Fraternidade Antiga, a Fraternidade do Lírio, a Fraternidade Terapêutica, a Fraternidade da Luz, etc.

Em consonância com o espírito da antiga Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix, da qual é continuadora e guardiã, a Academia Cabalística da Rosa+Cruz criou um selo editorial com o objetivo de disponibilizar obras de referência dentro da Tradição Esotérica Ocidental. O Selo ACR+C promove um espaço bem identificado, onde o leitor possa encontrar textos desenvolvidos ou traduzidos pelos membros da Academia.

A ORDEM DOS IRMÃOS ILUMINADOS DA R+C, composta pelos dois graus anteriormente apresentados, é a Terceira Câmara do Sistema I.N.R.I. e é alcançada por meio da Cerimônia de Armação Rosa+Cruz. Quando, por exemplo, a Câmara Diretora de uma Casa da ACR+C considera a produção de uma tese de Doutorado em Kabbalah como um gesto de Serviço à Luz, tal ato poderá franquear ao novo Doutor em Kabbalah a Armação Rosa+Cruz. O estudo da Ordem segue um curso próprio, conforme apresentado pelos fascículos da Ordem, e preserva a tradição dos Irmãos do Oriente, sobremaneira centrando-se na sagrada prática da cura e da maestria rosacruciana, bem como as tradições alquímicas dos Irmãos Antigos e da Rosa+Cruz de Ouro. Aqui, a mística aplicada é a palavra-chave e alcançar o Centro é a Demanda. Por sua vez, a Ordenação Rosa+Cruz transmite o segundo grau da Ordo Illuminati e garante ao Irmão as prerrogativas necessárias para iniciar novos Irmãos nas três primeiras Câmaras do Sistema I.N.R.I. Em determinadas situações, os membros do Segundo Grau costumam convocar a presença dos membros do Sistema para a celebração da Liturgia do Collegium ad Spiritum Sanctum.

Por fim, a ROSA+CRUZ OCULTA – D::S::S:: é a Quarta Câmara do Sistema I.N.R.I. e, conforme anteriormente apontado, é alcançada por meio da Cerimônia de Consagração Rosa+Cruz. Para o momento, não há muito mais a ser dito a respeito dessa célula, mas destaca-se que duas importantes etapas preparatórias (S::C:: e V::R::C) a separa da Câmara anterior.

O Sistema é complexo, contudo, necessário. Por meio dele, torna-se possível o cumprimento de duas tarefas muito importantes para a Grande Demanda: proteger a Luz da Iniciação em sua maior pureza e garantir a proficiência dos Irmãos que são inseridos na Tradição. Tal como proposto pelos Antigos Mestres da R+C, o caminho é livre e quem escolher trilhá-lo deve assegurar-se do necessário comprometimento com o Sagrado. Tal é a lição mais preciosa de todo o Movimento: primeiro, a Liberdade… em seguida, a Iluminação.


Comentários

3 respostas para “I.N.R.I. – Sistema R+C (Parte II)”

  1. Texto maravilhoso! Muito obrigado por proporcionar uma leitura tão proveitosa!

  2. Formidável! Me chamou a atenção o parêntese “laica”, após a menção da Rosacruz do Oriente, o que faz compreender que existe sua “versão” (se assim posso chamar) não laica. Podemos saber mais?

  3. Renato Cardoso

    Um texto muito esclarecedor. Que mostra o quanto ainda temos a aprender. O caminho é longo, mas com dedicação e disciplina é possível fazer um bom trabalho

Deixe uma resposta