Registros de uma Trajetória a Serviço da Iniciação

Estando envolvido com a organização de movimentos esotéricos há alguns anos, sinto que de alguma forma posso contribuir com buscadores, irmãos e irmãs compartilhando reflexões, acertos, desacertos e algumas de minhas pesquisas. Também sinto a necessidade de deixar um registro, uma memória, a respeito de projetos que foram ou que ainda estão sendo realizados. A longo prazo, a ausência de um registro como este poderia favorecer a produção de muitas fantasias. Lidar com o vazio de informações pode ser muito angustiante e é comum que, na frente de uma lacuna, o homem, de maneira não-reflexiva, tampouco comprometida com a verdade, imediatamente fantasie uma forma de preenchê-la. Nosso compromisso com a verdade, contudo, nos leva a assumir um importante compromisso com a clareza e com a qualidade da informação transmitida.

Refletindo a respeito deste primeiro post, as palavras entusiasmo e ânimo vieram à mente. Sobre a primeira, entusiasmo, ela perdeu muito de seu sentido original mais profundo e hoje é empregada para descrever um tipo de prazer que é oriundo de uma ação ou de um gosto forte. “Enthousiasmos”, contudo, significa “ter um deus interior”, no sentido de estar possuído por Deus. Refere-se a um estado de exaltação, de arrebatamento, de superexcitarão da alma frente a uma paixão profunda. O ânimo, por sua vez, vem de “animus”, que em latim significa não apenas “alma”, mas também coragem, mente-pensamento e desejo. Neste conceito, a racionalidade e a emotividade humanas operam conjuntamente. O “animus” também está relacionado com “anima”, que significa “ser vivo”, “ter disposição” e que se deriva do indo-europeu Ane – sopro.

Desse modo, espero que ânimo e entusiasmo sejam conservados no projeto deste blog. O caminho da iniciação é repleto de indivíduos que, apegando-se demasiadamente às cascas, às máscaras da personalidade profana, tornam-se sujeitos desalmados, com uma interioridade empobrecida e uma espiritualidade estéril. Ânimo e entusiasmo bem podem ser um antídoto para esta situação. Eles, contudo, também podem nos envenenar quando se manifestam em uma oitava inferior, como gula e megalomania espirituais. E a respeito disso devemos sempre vigiar.


Comentários

Uma resposta para “Registros de uma Trajetória a Serviço da Iniciação”

  1. Leopoldo Alves de Lima

    Ânimo e Entusiasmo.. Registrei aqui

Deixe uma resposta